1 de jul. de 2009

Casa Própria


Um dos primeiros (e talvez o importante) passos para o casal que quer casar é decidir entre comprar e alugar um imóvel. Por isso resolvi colocar algumas dicas e opiniões sobre o assunto.

Deve-se analisar as condições financeiras do casal. Se existe uma reserva para entrada, possível retirada de FGTS, renda mensal de cada um etc. Não podemos esquecer também que além do imóvel, temos que mobiliá-lo (o que não custa pouco), e claro, pagar o casamento!

A compra

Para quem decidir pela compra do imóvel, o ideal é que se tenha algum valor para a entrada, geralmente pedem 20% e o restante pode-se financiar em até 30 anos. Quanto maior a entrada melhor, porque assim a parcela mensal não pesa tanto no bolso.

Imóveis novos ou em construção

Uma das opções para os noivos é pela compra de imóveis na planta ou em construção. Essa opção requer muito cuidado na pesquisa sobre valores, taxas, juros e principalmente sobre a construtora. Afinal, ninguém quer pagar por algo que não vai receber!

Outra atenção a ser dada é sobre as datas de entrega e possíveis atrasos. Para quem tem pressa para casar essa não é uma boa opção porque uma obra costuma demorar em torno de dois anos. Uma vantagem é que geralmente é possível negociar a entrada e parcelar em várias vezes. Uma opção para quem não tem muito para o sinal.

Imóveis usados

Para quem tem mais pressa e já tem um valor para dar de entrada pode ser uma boa, pois é possível conseguir bons descontos e ainda assim financiar o restante. Para quem optar por procurar imóveis prontos e usados o ideal é começar a procurar pelo menos seis meses antes do casamento porque a documentação para o financiamento costuma demorar de dois a três meses.

Aluguel

Nós brasileiros não gostamos da idéia do aluguel, acho que é questão cultural. Mas para quem não tem uma reserva, não quer se endividar e nem demorar muito para casar pode ser a melhor escolha.

A primeira coisa é tentar achar um imóvel com um custo razoável e que vocês ainda possam sempre guardar uma parte da renda para a entrada do futuro imóvel. Afinal, ninguém quer pagar aluguel a vida inteira, certo? É preciso disciplina e muita força de vontade!

Alguns especialistas afirmam que se o casal se organizar financeiramente e poupar enquanto tiver pagando aluguel é possível pagar o seu primeiro imóvel a vista, ou pelo menos pagar boa parte. Particularmente não acho uma coisa impossível só um pouco difícil. Mas pra quem tem esse objetivo o negócio é não desanimar e correr atrás.

Um comentário:

Unknown disse...

Ainda não temos nossa casa propria..só temos a grana pra comprar o terreno, mas pra construir ainda não...mas é bem isso se a gente consegue cortas gastos luxos diversoes conseguimos conquistar nossos bens rapidinho.

Eu não vejo a hora de ter minha casa e meu quintal...ai adoro..e poder ter meu cachorro correndo la fora heheh

beijos